10/01/2012

O BOM, O MAU E O FEIO (conto)

É possível saber se um filme é ruim apenas pela sonoplastia dos passos – a percussão das botas de couro num chão de madeira é única. As botas daquele homem abriam graves e evoluíam para um estalido agudo, como quem pisa em poças. Ele gostava do barulho, de modo que usar as botas tornava-se ainda mais agradável.

Escolheu o maior caminho pela sala escura até a pequena mesinha de madeira e envolveu uma minúscula xícara de café em suas mãos gigantes. Entornou-a de uma só vez. Estilo cowboy, sem açúcar, gorgolejando. A percussão do líquido preto em suas cordas vocais era único. Valia o gosto amargo do café.
Todo homem possui sua trilha sonora. Os movimentos de toda uma vida são sincronizados de acordo com essa melodia. O grande segredo é descobrir a música de cada pessoa.

A dele era “The Good, The Bad and The Ugly”.


Na outra extremidade da sala, uma grande mesa de madeira exibia cactos enfileirados. O homem havia resolvido colocar algumas plantas no opressivo cômodo de madeira para que não ficasse mais tão opressivo. Ele gostava da escuridão, mas sabia que para o bem de sua própria saúde, não deveria gostar tanto. Escolheu cactos pois eram fáceis de cuidar. Não precisavam ser regados, e quando morriam, jazia só o esqueleto. Eram plantas de morte imperceptível, as verdadeiras múmias da natureza. O único cuidado necessário era tomar um pouco de ar pela manhã. Não precisavam nem do contato direto com o sol, apenas a claridade de uma janela aberta.

Um dia, as botas do homem irromperam em pausa dramática: todos os cactos estavam caídos ao chão. A terra vomitada nas tábuas de madeira. Vasos entornados, alguns quebrados. Raízes escancaradas. Só podia ter sido o vento, a porra da janela aberta. Seria possível que nada está a salvo?, protestou em silêncio. Foi tomado por um sentimento indescritível de amargura, não compatível ao café nem a nada que tivesse se obrigado a provar. Sentiu-se impotente. Sentiu-se minúsculo. Ficou ouvindo o som singular das botas de cowboy roçando a terra na tábua de madeira.

Abaixou-se e, com as mãos, recolheu a terra do chão e a distribuiu entre os cactos, misturando-os. Alguns morreram, mas jaziam imperceptíveis, mumificados. 

Nenhum comentário: